domingo, 26 de abril de 2020

O Borracheiro e os grampos




O BORRACHEIRO E OS GRAMPOS

            Havia no reino da existência uma terra que parecia de ninguém, todos que nela chegavam se apossavam sem justificar de onde vinham, a origem dos seus bens, e o que queria. Ali faziam suas vidas no mistério de origem.
Num desses tempos perdido em um lugar sem dono, apareceu um casal misterioso que se instalou no meio do nada, e construiu uma palhoça com o material que tinha por ali.
Pensaram numa venda de comida, isso sabiam fazer bem, mas quem iria comprar, se não havia quem por ali passasse. Pensaram em construir uma estrada, e logo receberam ajuda dos seus compatriotas.
Em pouco tempo estrada feita, venda erguida. A estrada encurtava caminho, mas poucos eram os que paravam na sua venda. O negócio não lhe rendia.
Pensou, como pensam os seus de origem, num jeito de obter lucro fácil, e naquela estrada de terra mandou construir um barreiro logo após o seu ponto de venda. Jogou água, criou lama e o passar ficou lento. Um carro de cada vez. Se chovia o negócio prosperava, se não chovia ele contratava carroças d’água dos seus comuns, e o negócio ressurgia.
Assim o homem do outro lado do mundo fazia fortuna, mas a riqueza não era só sua. Uma parte tinha que mandar de volta ao país de origem, e outra parte dividir com os companheiros  das carroças.
Um dia, porém, o tempo mudou, e quem estava cansado de parar no barreiro e gastar  na única venda da estrada se sentiu explorado, e pediu mudança. Mudanças vieram: fechou-se o barreiro, asfaltaram a estrada.
No novo tempo os carros não mais paravam na tenda da exploração, tinham encontrado caminhos melhores para seguir.
Sem saber o que fazer com a queda das vendas, apelou para os agora, caçambas d’água, e em palácio secreto resolveu confabular com os seus maquiavélicos pensadores. Ideias de gênios do mal fervilharam na reunião, e a mais cruel foi instalada: A Borracharia.
A venda de comida foi fechada. Instalaram uma borracharia. Veio equipamento, materiais,  e técnico do país do invasor. Tudo pronto era só começar a trabalhar.
Não havia trabalho. Os carros não paravam, o progresso matava a economia do borracheiro.
Nova consulta ao grupo maldito. Agora o plano era perfeito.
Sem pressa preparou o equipamento, ampliou instalações, trouxe os seus compatriotas, montou sua equipe. Agora era só esperar o resultado, os grampos já haviam sido instalados na estrada.
Não demorou a se amontoar carros de pneus furados. Os mais atingidos eram os mais velhos, pois eram mais frágeis, os mais novos resistiam e chegavam às borracharias das cidades vizinhas.
Espalhou-se pânico e terror, ninguém poderia mais passar por outras estradas, todos bloqueadas. As outras borracharias foram fechadas, material confiscado, borracheiros presos. Os remendos alternativos não eram permitidos.
Ninguém mais consertava, só o borracheiro da estrada dos grampos.
Como já sabia dos grampos, não faltou material, até já havia negociado com seus compatriotas as imensas remessas de compressores, remendos, pneus novos e tudo mais, tudo superfaturado, com a devida comissão aos seus apoiadores.
Queriam acabar com quem mandou fazer o asfalto na estrada...
Mas o tempo novo mostra que ainda há muitas estradas para serem asfaltadas, e muitos grampos para serem recolhidos.
                                                        Lucarocas
                                                  Mestre da Cultura

Fortaleza, 23 de abril de 2020.

Lucarocas (85) 99625-4731 (WhatsApp) mestre@lucarocas.com.brwww.lucarocas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário